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Variedades

Quando marcamos um farol pela proa, o valor da marcação relativa será igual:

A marcação pelo través, na costa brasileira, com rumo sul, será igual:

Sendo o Rmg=120º e a dmg=20ºW, então o Rv será:

Sendo o Rv=000º e a dmg=20ºE, então o Rmg será:

Sendo o Da=3ºE e a dmg=20ºW, então a VT será:

Sendo o Rv=100º, o Rmg=119º e o Ra=122º, então os valores da dmg, VT e Da serão, respectivamente:

Sendo a dmg=20ºW, o Rmg=090º e a MpBB=090º, então a Mv será:

Sendo o Rv=100º e a Mv=055º, a Mrel será:

Sendo o Rv=145º e a MpBE=045º, a Mv será:

Sendo o Rv=045º e a Mrel=300º, a Mp será:

Sendo a dmg=19º15’ W, numa carta náutica de 1980, e sua variação anual, aumentando de 9 ‘ W, então dmg, para 1996, será:

A dmg, numa carta náutica de 1994, era de 18º30’W, a variação anual, aumentando de 10’ W, logo a dmg para 1996 será:

Sendo o Rmg=040º, a dmg=17ºE e o Da=2ºE, os valores de VT e Ra serão, respectivamente:

Sendo a distância a navegar, de 1.800 milhas, a marcha média de 11 nós, a hora departida 18:32 do dia 30/01/2022, logo o dia e a hora de chegada serão:

Sendo a marcha média, de 12,2 nós, e a duração da viagem de 2dias20h30m, então a distância navegada será de:

Uma embarcação navegou 640 milhas em 65h18m, logo sua marcha média foi de:

Sendo a marcha média de 11.2 nós, e a distância a navegar de 980 milhas, a duração da viagem será de:

Para um observador situado num ponto A, da superfície terrestre, com longitude de 080º32’ E, e outro observador situado num ponto B, com longitude de 120º40’ W, a diferença de longitude entre esses observadores será de:

Sabendo-se que um observador em terra, com uma agulha magnética sem desvio, marcou uma embarcação aos 295° e, simultaneamente, a embarcação marcou este observador aos 100° verdadeiros, e sabendo-se que a VT = 12° W, o desvio da agulha magnética da embarcação será:

Sabendo-se que o Rv= 210º e que o Mestre Amador fez um Mp BB= 040º, de um determinado farol sendo o dmg=18ºE, a Mmg deste farol será:

Uma embarcação, navegando com Rv=000º, marcou um farol aos 315º verdadeiros, às 15h do dia 08/03. Sendo a marcha média desta embarcação, de 12 nós, às 16:30h marcou o través do mesmo farol. A distância da embarcação ao farol é de:

Sendo o Rv=010º e a dmg=12ºE, o Rmg será de:

Sendo o Da=3ºE, a dmg=15ºW e o Rv=120º, a VT será de:

Um iate com velocidade de 15 nós, sai do ponto A para o B, distante 60 milhas. Sabendo-se que o iate saiu do ponto A às 10:00h e chegou ao ponto B às 15:00h, a velocidade e o sentido da corrente serão de:

Dados LAT 00º22’ S e LOG 01º50’W, a diferença de latitude de 12º15’S e a diferença de longitude de 000º20’ W, o ponto de chegada será:

Estando um veleiro navegando em uma área de declinação magnética nula, no Rv=050º, Dag = 8ºE, marca um alvo pelo travésde bombordo. Logo os valores da Mv e Mag, serão respectivamente:

Estando uma lancha com rumo norte, velocidade 10 nós, não se notando nenhum vento aparente a bordo, a direção e a velocidade do vento real serão:

Uma embarcação navega no rumo verdadeiro 358º, marca um alvo aos 012º verdadeiros, que correspondem a 360º na agulha magnética, sendo a dmg=9ºE, e a Mp e o Da serão, respectivamente:

Um barco navega no rumo 325º, com velocidade de 15 nós. Na região existe um vento real na direção 325º, com velocidade de 30 nós, logo o rumo e a velocidade do vento aparente serão:

O barco “A” marcou o barco “B” aos 355º pela agulha magnética e o barco “B” marcou o barco “A” pela agulha magnética sem desvio aos 173.5º. Sabendo-se que as marcações foram simultâneas então o desvio da agulha do barco “A” será:

Estando uma lancha navegando aos 010º verdadeiros, sendo o erro da giro de 0º e o Da= 3ºE marcou-se um alinhamento pela giroscópica, das torres A e B aos 030º da proa por bombordo, no momento em que a VT=18ºW. Logo a dmg, a Mmg e a Mag foram, respectivamente:

Estava na posição Lat. 23° 05’ 50’’ S e LONG 042° 07’ 00’’W, quando observei na carta a profundidade, de:

Minha embarcação está saindo do por- to do Rio de Janeiro em direção a Cabo Frio. Sabendo-se que minha posição atual é LA- T=23º05’ S e LONG=043º05’ W , plote na carta, e determine qual o rumo aproximado me deixaria o farol de Cabo Frio pelo meu través, a 1,5 milhas de distância?

Qual a distância aproximada em que, no rumo considerado de 085º a partir da posição de partida de LAT=23º05’ S e LONG=043º05’ W, minha embarcação terá ao deixar as ilhas Maricás pelo través?

Sabendo-se que minha embarcação na- vega com velocidade de 15 nós e existe uma corrente para W de 3 nós, sendo que o meu rumo atual é de 090º, quantas horas levarei entre a Ilha redonda, pelo meu través e a ponta Negra, também pelo meu través?

Qual o rumo no fundo que minha embarcação estará desenvolvendo, sabendo-se que minha agulha giroscópica registra 060º, existe uma corrente de 5 nós na direção NW, minha velocidade é de 10 nós e que o erro da giro é desprezível?

Qual minha posição no instante em que marquei a Ponta Negra aos 000º e meu Ecobatímetro registrava a profundidade de 46 metros?

Partindo do ponto “A” na latitude 23º05’ S e longitude 042º55’ W rumei para o ponto “B” na latitude 23º01’ S e longitude 042º40’ W. Sabendo-se que levei aproximadamente uma hora para percorrer tal distância. Determinar qual o meu rumo e velocidade.

Estava sobre o paralelo de 23º S, próximo ao local da milha medida, na carta, onde existem quatro balizas que se alinham, de acordo com a posição do observador. Neste instante eu avistava apenas três, das quatro balizas, e estavam uma do lado da outra, quando marquei a do centro, aos 050º. Qual seria minha provável profundidade local, neste instante?

Estava navegando, quando observei um enfiamento entre dois faróis, o da Ilha de Palmas e o da Ilha Rasa. Nesta ocasião eu estava sobre a isobática de 50 metros. A que distância provável estaria da Ilha Rasa, qual a marcação estaria fazendo das Ilhas Maricás em relação à proa da minha embarcação, sabendo que meu rumo era W?


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