O que é a situação do homem ao mar no navio – Diferentes maneiras de enfrentá-la.
Homem ao mar é uma situação em que um membro da tripulação de um navio cai no mar a partir do navio, não importa onde o navio esteja navegando, em mar aberto ou em águas paradas no porto.
Um marítimo tem que ser muito cuidadoso ao desempenhar suas funções a bordo de um navio, pois nunca pode ser dado como certo que uma pessoa não pode cair do navio devido ao mau tempo, ondulação no mar, acidentes e negligência.
Um homem ao mar é uma situação de emergência, e é essencial localizar e recuperar o homem ao mar o mais rápido possível, pois devido ao mau tempo ou mar agitado, o tripulante pode se afogar ou então devido à temperatura da água fria, a pessoa pode ter hipotermia.
O que é hipotermia?
A hipotermia é uma situação em que há uma perda extensa da temperatura corporal devido ao contato prolongado do corpo com água fria, e o metabolismo e as funções normais do corpo são afetados.
Uma pessoa cairá inconsciente após 15 minutos na água com uma temperatura de 5 ̊ C.
Ações a serem tomadas durante a situação de homem ao mar
O avistamento inicial e precoce da tripulação caída desempenha um papel vital no aumento da porcentagem de salvar sua vida. As ações para um MOB mencionadas abaixo são extremamente urgentes e devem ser tomadas sem demora para salvar a vida da pessoa que caiu ao mar.
– Grite ‘Homem ao Mar por Boreste ou Homem ao Mar por Bombordo’.
– Mude para a direção manual de auto e gire o timão para o bordo que o homem caiu na água (Boreste ou Bombordo).
– Jogue uma Boia Salva Vidas ou Marcador Flutuante do lado que o homem caiu.
– A Boia Salva Vidas ou Marcador Flutuante tem uma luz auto-inflamável ou sinal de fumaça auto-ativador.
– Pressione o botão MOB no GPS para marcar a posição da vítima para referência futura.
– Monte vigilância para não perder a posição do Homem ao mar.
– Soe o alarme geral no apito do navio para alertar todos para seguir para as estações.
– Depois disso, anuncie a situação do MOB no sistema de Comunicação do navio.
– Informe a praça de máquinas da situação em que a manobra será necessária.
– Execute a manobra de Boutakov (explicado mais adiante).
– Fique de olho no RADAR/ARPA e coloque o VHF no Canal 16.
– Mantenha um registro de todos os eventos no livro.
– Execute as ordens do Comandante.
– O Imediato deve assumir todas as decisões com base no convés, sobre o rebaixamento da lancha para resgate como também a escada de embarque e desembarque, etc.
– O Comandante do Navio deve enviar um “sinal de urgência” em todos os sistemas de comunicação para informar os navios nas proximidades sobre a situação.
– Mantenha a boia salva-vidas marcando o Homem ao Mar sempre à vista.
– O barco salva-vidas deve ser tripulado adequadamente para realizar a operação de salvamento.
– Todos devem usar um farol de localização pessoal quando no período noturno.
– O piloto da lancha de salvamento deve levar um VHF portátil.
– Uma vez que a pessoa é resgatada, a lancha deve ser recolhida na chegada perto do navio junto com a boia salva-vidas e içada de volta.
– Primeiros socorros imediatos devem ser administrados, se necessário.
– O sinal de Urgência deve ser Cancelado.
– As devidas inscrições devem ser feitas no Diário de Bordo do Navio.
– O comandante deve conduzir uma consulta sobre o incidente MOB e todas as entradas feitas no diário de bordo do navio.
– Os motores não são parados imediatamente para manter a pessoa longe da hélice.
Gritar sobre o MOB quando o acidente é percebido é de suma importância para usar todos a bordo.
A boia salva-vidas contribui muito para o processo de salvamento, pois o sinal de fumaça deixa uma marca visível de dia ou de noite.
Também é importante pegar a boia salva-vidas para não confundir nenhum outro navio que passa por lá sobre o status da MOB.
Eles não devem assumir que há um MOB nas proximidades e proceder para ajudar a pessoa quando ela já foi resgatada.
Além disso, deve-se sempre usar um colete salva-vidas durante o trabalho e, se cair ao mar, não se deve desperdiçar energia batendo as ondas ou entrando em pânico na água.
As inscrições no Diário de Bordo do Navio têm grande importância jurídica e devem ser feitas com cuidado.
Tente sempre ter sucesso na primeira tentativa, pois mesmo um pequeno atraso pode causar uma vida humana.
Referência:
https://www.marineinsight.com/marine-safety/man-overboard-situation-on-ship-and-ways-to-tackle-it/