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Bem-vindo CapitaoI2024

No dia 06 de agosto de 2011, a hora informada no Almanaque Náutico para o ‘nascer do Sol’, na latitude 100 S, corresponde a:

Um Capitão-Amador, no dia 05 de agosto de 2011, navegando pela Costa Leste brasileira, nas proximidades do Porto de Cabedelo (Lat: 070 00,00’ S e Long: 0340 50,00’ W), calculou o seguinte horário legal (HLEG) para o pôr-do-Sol (conforme o seu relógio - horário de Brasília)

ANEXO I

ANEXO II

ANEXO III

ANEXO RESULTADO


 

Navegando na Costa Leste brasileira, no dia 05 de agosto de 2011, no instante do crepúsculo astronômico, um Capitão Amador teve sérios problemas na máquina de sua embarcação (ficando à deriva), perdendo também as informações de posicionamento geográfico do GPS de bordo. O navegante adormeceu preocupado; mas, no dia seguinte (06 de agosto de 2011), ao despertar bem cedo e olhar fixamente para o horizonte, percebeu que a sua embarcação estava ‘aproada’ ao Sol. Com base nas informações, pode-se concluir que:

Considerando-se as definições relacionadas aos princípios de estabilidade em embarcações, analise as proposições abaixo e assinale afirmação correta:

Observe o gráfico das alturas do Sol nas proximidades da PMS. O navegante observará uma série de alturas do Sol, com suas respectivas horas, para calcular sua Latitude meridiana, através da combinação da distância zenital meridiana do Sol (z = 90º – a) com sua Declinação (Dec) no instante da observação. Assim, no instante da PMS, o navegante utilizará a altura:

A distância vertical entre a linha de flutuação e o convés principal de uma embarcação denomina-se

Observando a imagem (abaixo), pode-se concluir que

Conhecendo-se os movimentos verdadeiros do Planeta Terra, pode-se afirmar que:

No dia 07 de agosto de 2011, para a posição estimada de um navegante na Latitude 14º03,0’N e Longitude 005º30,0’W), às HCr = 12h 29m 00s foi observado o limbo inferior do Sol, obtendo com o sextante a altura instrumental (ai) = 87º18,3’. Sabendo-se que o erro instrumental (ei) = – 1,0’, elevação do olho do observador = 8,0 metros e o Estado Absoluto do cronômetro (Ea) = – 00h 01m 00s, qual a latitude meridiana do observador ?

(Utilizar os anexos disponibilizados ao final da prova e considerar a correção relativa à declinação do Sol e ao valor d (0,7) em relação ao tempo: Acres. = – 0,3’).
ANEXO I



ANEXO II


 

Um experiente Capitão Amador estava a conduzir, durante o período noturno, sua embarcação em um trecho entre Cabo Frio e o Rio de Janeiro, no rumo 270°. Ele observou que as linhas de profundidade são praticamente paralelas à orla nesse trecho, e decidiu que deveria manter a sua derrota sobre a isobatimétrica de 50 metros, a fim de evitar maiores riscos. De acordo com o acima descrito, qual foi a técnica de navegação batimétrica utilizada?

Em um sistema GPS a bordo de uma embarcação, os “trigramas” SOG, RNG e MOB significam respectivamente

Sobre o Automatic Identification System (AIS) e seu funcionamento, assinale a opção correta:

A dotação de coletes salva-vidas em uma embarcação deve ser

A Marinha do Brasil oferece a cobertura por estações DGPS de praticamente toda a costa brasileira. Sobre o Diferencial Global Positioning System, DGPS, assinale a opção correta

A experiente Capitão Amador Michelle tem conhecimento de que ao dar máquinas a ré em seu iate, por muitas vezes, o ecobatímetro

Que controle do radar deve ser acionado para que a escala de distância seja ajustada de acordo com a necessidade do navegante?

O experiente Capitão Amador Daniel Carlos, navegando no canal dragado/varrido do Rio de Janeiro, observou que a boia de perigo isolado da entrada da Baía de Guanabara se soltou da poita e estava à deriva, ato contínuo fez uma chamada geral no canal 16 do VHF de porto alertando para a boia de perigo isolado fora de posição e à deriva. De acordo com os procedimentos radiotelefônicos a estação que transmite uma mensagem relativa à segurança da navegação ou algum aviso meteorológico importante, deve iniciar a transmissão por

O Capitão Amador Fabel do iate Kings planejou uma viagem de Aracaju com destino a Recife, a ser realizada em julho, e utilizou uma velocidade de avanço de 09 nós. O referido Capitão amador, nessa fase do planejamento, cometeu um erro grave e não levou em consideração a informação do Atlas de Cartas Piloto da existência da corrente do Brasil, paralela à derrota traçada na carta náutica, com uma intensidade de 1,8 nós. Após traçar a derrota na Carta Náutica verificou que a derrota era praticamente uma linha reta, com a distância total a ser navegada de 216 milhas náuticas e com uma duração de 24 horas (calculada com a velocidade de avanço estipulada para a viagem). O velocímetro da embarcação é do tipo turbina (não é doppler) e funciona também como odômetro, mostrando as milhas percorridas num registrador. Ao suspender de Aracaju, o Capitão Amador Fabel zerou a leitura do registrador do odômetro do velocímetro da embarcação e navegou durante todo o trajeto com a velocidade de 09 nós no velocímetro. Levando em consideração a informação da existência da corrente do Brasil, complete as 02 lacunas abaixo e assinale a alternativa correta:

A duração real da travessia será ________de horas e a leitura do registrador do odômetro mostrará ____________milhas ao chegar a Recife.

Do ponto de vista da navegação, a Projeção de Mercator resolveu graficamente os principais problemas das cartas náuticas com tal sucesso que sua popularidade é inexcedível e seu emprego é incomparável. Analise as afirmativas abaixo quanto ao emprego da projeção de Mercator nas cartas náuticas e assinale a alternativa INCORRETA:

Dos principais elementos representados em uma carta náutica qual dos elementos abaixo não é encontrado na parte marítima (aquática) de uma carta náutica:

Utilizando as informações fornecidas no quadro abaixo, calcule e complete o quadro com as informações que faltam de rumo da agulha giroscópica (Rgi), rumo da agulha magnético (Rmg) e desvio da agulha magnética (Dag) às 01:30 horas e assinale a alternativa correta:

Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que não está de acordo com os fundamentos teóricos da estabilidade de embarcações

De acordo com o livro Capitão Amador de Jaime Felipe, o rádio é o principal recurso para a segurança do navegante, quando navegando em mar aberto, podendo se comunicar rapidamente um problema surgido, uma situação de perigo ou até mesmo obter previsões meteorológicas. Dentro da existência de inúmeras situações em que o relato do fato ou o recebimento de informações se tornam essenciais para a segurança no mar, correlacione a coluna da esquerda com a da direita e marque a alternativa correta. OBS.: cada número pode não ser adotado ou ser adotado mais de uma vez. √ - símbolo de raiz quadrada

Qual é o nome do sistema de recebimento Telex que permite que comunicações em uma frequência fixa seja transmitida de uma estação costeira e recebida automaticamente pelas embarcações equipadas com o receptor, sem que nenhuma ação seja necessária a não ser ter o receptor ligado. As mensagens de socorro, urgência e segurança, além de não poderem deixar de ser recebidas, farão soar um alarme no receptor.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta

I – A EPIRB pode ser ativada manualmente ou automaticamente por um dispositivo hidrostático que a liberará ao ser atingida a profundidade de 4 metros.
II – A EPIRB, além do dispositivo hidrostático para sua liberação, possui também um fiel usado para prender a baliza a balsa ou a pessoa na água, este fiel deve estar preso na embarcação, para liberar a EPIRB no caso de afundamento.
III – A NAVAREA V e a Área SAR do Brasil são coincidentes e tem a mesma dimensão, entretanto, cabe a DHN a responsabilidade pela elaboração e disseminação dos Avisos aos Navegantes e ao SALVAMAR BRASIL (Comando de Operações Navais) a coordenação das operações de busca e salvamento como RCC.
IV – O bigrama “NC” (November Charlie) do Código Internacional de Sinais é um exemplo de natureza do acidente que significa: Estou em perigo e solicito auxílio imediato.

O Candidato a Capitão Amador Figueiredo estudando para a processo seletivo do CPA, no livro Capitão Amador do Comandante Jaime Felipe, fez algumas anotações sobre o transponder radar de busca e salvamento (SART), que é o principal equipamento para localização de embarcações em perigo ou balsas salva vidas, na área de um sinistro. Analise as afirmativas abaixo sobre o SART e assinale a alternativa correta:

Quando um navegante afirma que sua embarcação encontra-se na condição adriçada, significa que a embarcação está:

As ondas tropicais ao norte da ZCIT indicam

A combinação de ar muito quente e muito úmido é característica da formação de nuvens do tipo

O semicírculo perigoso de um furacão no HS (Hemisfério Sul) apresenta-se:

Sabe-se que o corpo humano necessita de água para digerir proteínas, portanto em sobrevivência no mar, o sangue de animais pode ser utilizado como recurso, porém só deve ser ingerido se

As balsas salva-vidas são equipadas com itens de sobrevivência, dentre eles as rações (líquida e sólida), no Brasil as rações líquidas existentes nas balsas são suficientes para

Um náufrago imerso na água pode desenvolver um estado de hipotermia, esta condição tem como principal causa

Um náufrago sozinho na água utilizando colete salva-vidas, para reduzir a perda de calor deve

A Tábua do Ponto serve para

Considerando-se os efeitos de remoção, embarque e desembarque de pesos na estabilidade de uma embarcação, pode-se afirmar que quando movimentamos, embarcamos ou desembarcamos pesos ou cargas, estamos também movimentando o centro de gravidade (CG). De acordo com esta afirmação, podemos afirmar que o CG movimenta-se:

Considerando-se os cuidados para evitar os efeitos de superfície livre, o navegador deverá tomar medidas preventivas. Analise as opções e assinale aquela que está em desacordo com os cuidados a serem tomados, para reduzir tais efeitos

Um navegador, a fim de manter sua embarcação na condição de equilíbrio estável, durante toda sua travessia do Rio de Janeiro para Montevidéu, mesmo em possíveis condições adversas de mar ou vento, deverá manter, entre outros aspectos relacionados à salvaguarda da vida humana no mar, proteção ambiental e segurança da navegação, a distância metacêntrica (GM)

Pode-se afirmar, para obtermos o deadweight de uma embarcação, é necessário:


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