Bem-vindo Simulado de Arrais Amador e Motonauta – 010
O sinal lateral que fica a bombordo, de quem entra no porto, tem a cor:
As marcas de tope do sinal cardinal norte são:
dois cones pretos, um sobre o outro, com vértices para baixo
dois cones pretos, lado a lado, com vértices para cima
dois cones pretos, um sobre o outro, base a base
dois cones pretos, um sobre o outro, com vértices para cima
dois cones pretos, um sobre o outro, vértice a vértice
None
As marcas de tope do sinal cardinal oeste são:
dois cones pretos, um sobre o outro, com vértices para baixo
dois cones pretos, lado a lado, com vértices para cima
dois cones pretos, um sobre o outro, base a base
dois cones pretos, um sobre o outro, com vértices para cima
dois cones pretos, um sobre o outro, ponta a ponta
None
Durante o dia, observou-se um pilar, com dois cones pretos em cima, nesse caso, estamos diante de:
O vão principal de uma ponte fixa, sob o qual deve ser conduzida a navegação, deve exibir no centro, sob a ponte:
No balizamento fluvial ou lacustre, caso uma travessia mais difícil ou um trecho do rio realmente crítico à navegação exijam sinais luminosos, os sinais da margem direita exibirão:
Os danos causados aos sinais náuticos sujeitam o causador a:
Um infrator, após o recebimento do auto de infração, pode apresentar sua defesa num prazo de:
Para se realizar a respiração boca a boca, eu devo proceder antes, que verificação?
Nas pequenas queimaduras, devemos:
Uma embarcação com comprimento inferior a cinco metros, com convés aberto, sem cabine habitável e sem propulsão mecânica fixa e que, caso utilize motor de popa, este não exceda a 50 HP, para efeitos legais, é considerada:
Nas praias, as embarcações motorizadas como lanchas, moto aquáticas, ultraleves, reboque, paraquedas e painéis de publicidades somente poderão se aproximar até:
Assinale qual das alternativas abaixo é considerada uma situação agravante de uma infração:
De acordo com Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), duas motos aquáticas navegam em rumo de colisão (roda a roda). Neste caso a manobra correta será:
As motos aquáticas são definidas como embarcações do tipo:
De acordo com a regra 16 do RIPEAM, quando uma embarcação for obrigada a manobrar, a outra embarcação deverá:
Não inscrever a embarcação acarretará na seguinte penalidade:
De acordo com a NORMAM-03/DPC, Inspeção Naval é definida como:
Atividade de cunho técnico que consiste na fiscalização do cumprimento da LESTA e RLESTA, e das normas e regulamentos dela decorrente
Ação administrativa, eventual ou periódica, pela qual é verificado o cumprimento de requisitos estabelecidos somente em normas nacionais, referente à prevenção da poluição ambiental e às condições de segurança e habitabilidade de embarcações
Ação técnica-administrativa, eventual ou periódica, pela qual é verificado o cumprimento de requisitos estabelecidos somente em normas nacionais, referente à prevenção da poluição ambiental e às condições de segurança e habitabilidade de embarcações
Atividade de cunho administrativo que consiste na fiscalização do cumprimento da LESTA e RLESTA, e das normas e regulamentos dela decorrente
Ação técnica-administrativa, eventual ou periódica, pela qual é verificado o cumprimento de requisitos estabelecidos somente em normas internacionais, referente à prevenção da poluição ambiental e às condições de segurança e habitabilidade de embarcações
None
Assinale a alternativa incorreta. Não é permitido o tráfego e fundeio de embarcações nas seguintes áreas consideradas de segurança:
Uma embarcação com um hélice, com rotação para direita, com leme a bombordo (BB), partindo do repouso com máquina a vante (AV), a proa guinará:
Uma embarcação com um hélice, com rotação para direita, com leme a bombordo (BB), partindo do repouso e colocando a máquina a ré (AR), a proa guinará:
Para fundear, devemos reverter a máquina e...
Uma embarcação com um hélice, com rotação para direita, com leme a boreste (BE), partindo do repouso com máquina a vante (AV), a proa guinará:
Uma embarcação com um hélice, com rotação para direita, com leme a meio, com seguimento e máquina a ré (AR), a proa guinará:
Para desatracar, devemos:
Deve-se evitar fundear onde:
Uma embarcação com um hélice, com rotação para direita, com leme a bombordo, com seguimento e hélice a vante (AV), a proa guinará:
Para atracar deve-se, em geral:
aproximar-se do cais em um ângulo de 30 graus, de modo a passar um cabo pela proa, colocando o leme para o bordo oposto ao cais, de forma a aproximar a popa para este
aproximar-se do cais em um ângulo de 45 graus, de modo a passar um cabo pela proa, colocando o leme para o bordo oposto ao cais, de forma a aproximar a popa para este
aproximar-se do cais em um ângulo de 45 graus, de modo a passar um cabo pela proa, colocando o leme para o bordo do lado do cais, de forma a aproximar a popa para este
aproximar-se do cais em um ângulo de 60 graus, de modo a passar um cabo pela proa, colocando o leme para o bordo do lado do cais, de forma a aproximar a popa para este
None
Uma embarcação com um hélice, com rotação para direita, com leme a meio, com seguimento e hélice a vante (AV), a proa guinará:
Os cabos principais de amarração são:
Uma embarcação com um hélice, com rotação para direita, com leme a bombordo (BB), partindo do repouso e colocando a máquina a ré (AR), a proa guinará:
É um fator que não altera as condições de manobra da embarcação:
Uma embarcação com um hélice, com rotação para direita, com leme a meio, partindo do repouso e colocando a máquina a ré (AR), a proa guinará:
Uma embarcação com um hélice, com rotação para direita, com leme a meio, partindo do repouso com máquina a vante (AV), a proa guinará:
As fainas de fundear ou suspender devem ser feitas sempre observando:
Uma embarcação com um hélice, com rotação para direita, com leme a boreste (A BE), com seguimento e máquina a ré (MARCHA AR) a proa guinará: