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1) O RIPEAM tem por finalidade evitar o abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação luzes e marcas e, ainda, sinais sonoros.

2) Na situação de roda a roda, ou seja as embarcações proa com proa, as duas guinam para boreste.

3) Na situação de rumos cruzados, tem preferência de passagem a embarcação que avistar a outra pelo seu bombordo, isto é, a que vê a luz verde.

4) No caso de uma embarcação alcançando a outra, tem preferência de passagem a que está com maior velocidade, alcançadora, que deverá manobrar para passar pela outra, à frente.

5) Um veleiro e uma lancha vinham navegando em rumos cruzados. Tendo preferência de passagem, o veleiro não manobrou e esperou que a lancha guinasse, enquanto se aproximava rapidamente dela. Houve uma colisão das duas embarcações. Podemos concluir que apesar da lancha ter errado por não manobrar, para evitar o acidente, o veleiro não pode ser isentado de culpa pois, a embarcação que tem preferência deverá manobrar para evitar a colisão, caso a outra, obrigada a manobrar, não o faça.

6) Toda manobra deverá ser feita de forma franca e positiva, com ampla antecedência, demonstrando à outra embarcação, que houve alteração de movimento.

7) No caso de um rio onde duas lanchas de esporte e recreio navegam em rumos opostos, a embarcação que vem a favor da corrente deverá se posicionar no meio do rio e a outra na sua margem de boreste, sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência.

8) Em canais estreitos as embarcações devem navegar pela margem mais próxima a seu boreste e sempre manobrar para boreste quando verificar o risco de colisão.

9) Num canal ou rio, principalmente estreitos, a embarcação maior tem preferência em relação à miúda.

10) A velocidade de segurança é velocidade que possibilita uma ação apropriada e eficaz de evitar uma colisão e de parar a embarcação a uma distância segura e, quando cruzamos com outras embarcações atracadas ou fundeadas ou mesmo localizadas às margens dos rios e canais, devemos diminuir a velocidade.

11) Uma embarcação à vela tem preferência de manobra em relação a uma embarcação a motor.

12) As luzes de navegação mais comuns, em embarcação de esporte e recreio são uma luz branca a vante, uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada (vermelha), combinadas.

13) Os sinais sonoros que podem ser emitidos por apitos, buzinas ou ainda sinos, são utilizados nas situações de manobra, advertência e em baixa visibilidade.

14) Um apito curto significa que estou guinando para boreste.

15) Dois apitos curtos significam que estou guinando para bombordo.

16) Três apitos curtos significam que estou dando “máquinas atrás”.

17) Dois apitos longos seguidos de dois curtos significam que estou ultrapassando por bombordo.

18) Dois apitos longos seguidos de um curto significam que estou ultrapassando por boreste.

19) Cinco apitos curtos ou mais significam que não entendi suas intenções de manobra.

20) Um apito longo de dois em dois minutos significam que existe embarcação a motor em movimento, com visibilidade restrita.

21) Dois apitos longos de dois em dois minutos significam que existe embarcação parada, em visibilidade restrita.

22) Uma embarcação sem governo tem preferência em relação à embarcação à vela, à embarcação com capacidade de manobra restrita e à embarcação engajada na pesca.

23) Embarcação fundeada deverá exibir uma luz branca onde melhor possa ser vista.

24) Embarcação com reboque de menos 200 metros de comprimento deverá exibir duas luzes branca no mastro.

25) Embarcação com reboque de mais de 200 metros de comprimento deve exibir três luzes brancas no mastro.

26) Embarcação de grande porte que carrega cargas perigosas deverá exibir, à noite, uma luz encarnada (vermelha) no alto do mastro.

27) Durante o dia, uma embarcação fundeada deverá exibir um balão preto no mastro.

28) Em curvas de rios ou canais estreitos, onde a visibilidade é prejudicada, devemos dar um apito longo para chamar atenção.

29) O apito curto tem a duração de aproximadamente 1 segundo.

30) O apito longo tem a duração de 4 a 6 segundos.

31) A forma mais correta de cruzar uma embarcação com outra embarcação vindo em sentido contrário é bombordo com bombordo.

32) As luzes de navegação não, deverão ser usadas quando a embarcação estiver atracada no cais.

33) Na ausência de apito, a embarcação poderá utilizar buzina ou sino para sinalizar as suas intenções.

34) As embarcações de esporte e recreio, sem propulsão a motor, com menor de 5 metros de comprimento estão dispensadas de usar buzina ou outro dispositivo que a substitua.

35) Um balão preto içado no mastro principal ou onde melhor possa ser visto não constitui sinal de perigo.

36) Uma luz intermitente amarela cruzando o canal, à noite, poderá ser uma embarcação desenvolvendo grande velocidade ao navegar.

37) Uma embarcação de esporte e recreio deverá evitar cruzar uma via de tráfego, tanto quanto possível, porém, se for necessário tal manobra, deverá fazer de forma a cruzar perpendicularmente a via de tráfego.

38) As luzes de bordos, de mastro e de alcançado são setorizadas para melhor identificar o movimento da embarcação, à noite.

39) O holofote pode ser utilizado em rios estreitos para, à noite, iluminar curvas

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