Ligeiro estudo sobre as ondas:
a. Definições: Crista é a parte mais elevada das ondas; cavado é a parte mais baixa.
Comprimento da onda é a distância entre duas cristas, ou dois cavados consecutivos; a bordo, o comprimento das ondas pode ser estimado em metros, mas esta estima será imprecisa se feita ao nível das ondas. Contudo, pode-se ter uma ideia melhor subindo ao aparelho do navio e comparando o intervalo entre duas cristas com o comprimento do navio.
Altura da onda é a distância vertical do cavado à crista de uma onda.
A altura é mais difícil de avaliar que o comprimento. Mas pode ser estimada verificando-se até que altura acima da linha-d’água tem que se colocar um observador para ver o alinhamento das cristas das ondas com o horizonte, estando o navio num cavado de onda; se o navio estiver sobre duas cristas, a altura aparente é menor.
Período das ondas é o tempo, em segundos, entre a passagem de duas cristas sucessivas tomado de um ponto fixo, por exemplo, um navio
Fundeado. Com o navio em movimento, mede-se o período aparente da
onda : um navio que segue aproado ao mar aparentemente reduzirá o período real, e com o mar pela popa o aumentará.
Celeridade da onda é a velocidade aparente de sua propagação;
em geral, é inferior à velocidade do vento que causa as ondas.
b. Dimensões: As ondas não são sempre idênticas em forma
e dimensões mas, em geral, sua altura e direção correspondem ao vento dominante. A altura das ondas varia em proporção direta com a força do vento que as causa (ver Apêndice 111); o período depende do comprimento da onda.
O período T, em segundos, é igual à raiz quadrada do comprimento da onda, em metros, dividido por 1,56