https://estudonautico.com.br

AGULHA MAGNÉTICA (BÚSSOLA): ATENÇÃO

Primeiro precisamos entender o que é o magnetismo terrestre, um ímã o objeto que tem dois pólos um positivo e um negativo e tem em volta dele um campo magnético o nosso planeta funciona como um ímã gigante que tem um campo magnético que envolve todo ele. a única coisa que os pólos magnéticos da terra não coincidem com os pólos verdadeiros.

Então qualquer bússola ou agulha magnética sempre estará apontada para o Norte Magnético, esse instrumento é efeito por hastes de ferro imantadas que ficam embaixo de um círculo graduado de 0º a 360° que é chamado de Rosa dos Ventos esse disco é suspenso por uma haste que se chama estilete que possibilita que a bússola girar livremente.

Para poder mostrar as direções em relação ao Norte Magnético a agulha então é normalmente colocada em uma cuba e no caso dos barcos normalmente existe a suspensão cardã que sempre deixa o sistema paralelo horizontal de 0º da Rosa dos Ventos precisa sempre coincide com a ponta da agulha quando ela tiver apontada para o Norte Magnético (NMag).

É preciso que ela tenha marca de referência para que a gente consiga fazer medições precisas essa marca pode ser a Ponta da Agulha ou no caso de uma instalada a bordo é feito uma linha de fé que normalmente é desenhada num plano paralelo à linha de quilha da embarcação desse jeito vamos sempre saber qual o ângulo que a proa faz com o norte magnético.

Devemos saber que o Norte Magnético e o Norte Verdadeiro são diferença entre os dois e esta diferença chamamos de Declinação Magnética.

Como a terra é feita de diversos componentes é fácil para a gente entender que o magnetismo terrestre não vai ter o mesmo valor em todos os pontos da superfície do planeta então a Declinação Magnética varia em função de lugar para lugar e esta variação aumento ou diminui anualmente, (esta informação sempre será apresentada na carta náutica no centro da Rosa de Manobra). este valor da declinação magnética dentro da rosa de manobra da própria carta náutica além disso eles também indicam a variação anual da Declinação Magnética (que podem aumentar ou diminuir).

Observação: quando da realização da prova junto a Marinha, fique atendo ao valor da Declinação Magnética indicada na prova e o valor do aumento anual. Quando do calculo da declinação magnética mais a variação anual lembre de arredondar para o valor inteiro mais próximo.

Lembrando: Declinação magnética o ângulo formado entre a direção do norte verdadeiro e a direção do norte magnético em um determinado ponto da superfície terrestre. A declinação pode ser Leste (E) ou oeste (W) a partir da direção do norte verdadeiro.

A agulha magnética sofre influência de praticamente todos os objetos de metal a bordo então é fácil imaginar que vão acontecer os erros absurdos na Marcação Magnética por conta desses ferros de bordo e dependendo da direção em que o barco navega esse erro embutido muda de valor, esta erro recebe o nome de Desvio da Agulha.

O Desvio da agulha é o ângulo formado entre a direção do norte magnético e a direção do norte da agulha em um determinado local o do globo ele também é contado pra Leste (E) ou Oeste (W) em função da direção do norte magnético, para saber este erro e realizado a bordo da embarcação um calculo, onde um profissional especializado em compensação de agulha magnética.

Aferir ou Calibrar uma Agulha, consiste em compensar ou descobrir algum desvio de indicação, e deve ser feita de dois em dois anos. Após a aferição o desvio que permanece denomina-se “RESIDUAL”.

Como é realizado:
Com a embarcação em movimento e basicamente consiste em aproar a embarcação aos Rumos Magnéticos usualmente defasados de 45º e fazendo por meio dos corretores, com que a Agulha Magnética indique os rumos, ficando sem Desvios ou apresentando valores de Desvios menores ou igual a 3 graus. Após a realização desta aferição será gerado curva chamada de Curva de Desvio essa curva será diferente para cada agulha.

Após a realização da compensação de agulha magnética será emitido
O certificado de Compensação de Agulha Magnética é um documento oficial que certifica que a bússola magnética está em conformidade com às exigências técnicas. Basicamente este documento deve ter as características técnicas da bússola, o resultado do ajuste realizado e a assinatura do perito homologado.

Profissional de Compensação: https://www.agulhamagnetica.com

Por isso e sempre necessário saber calcular a Declinação magnética e Desvio da agulha.

Instrumento utiliza do princípio do magnetismo terrestre para apontar o Norte Magnético (Nmg)
Vantagens:
Não necessita de fonte de energia para funcionar.

É obrigatória em todas as embarcações com exceção das miúdas.
Deve possuir os seguintes requisitos: “Sensibilidade e Estabilidade. (esfera de Barlow)

PARTES COMPONENTES DA AGULHA
• Cuba: é a caixa de metal que contém a agulha ou barra magnética;
• Estilete: haste metálica que fica presa verticalmente no centro e no fundo da cuba;
• Agulha: é uma barra imantada que se equilibra sobre o estilete por meio de uma pequena peça chamada de capitel (permite à agulha girar livremente);
• Rosa dos Ventos: é uma espécie de mostrador da agulha, ou seja, disco graduado que indica a direção do plano longitudinal (rumo) da embarcação;
• Suspensão Cardin: é destinada a manter a agulha na posição horizontal;
• Esferas de Barlow: serve para compensar a agulha magnética de embarcações;
• Imãs Compensadores: são pequenos ímãs que também servem para compensar a agulha;
• Barra de Flinders: é um tubo de metal que servem para compensar a agulha;
• Bitácula: é a caixa, geralmente de madeira, que guarda a agulha e seus componentes.

Enviar uma Mensagem
Posso Ajudar ?
Olá o que posso ajudar, lembre-se o segredo para uma boa prova chama-se paciência de tudo com calma primeiro ler a prova toda e depois inicia a prova não faça com pressa fique atento aos detalhes, aqui tem algumas dicas que eu deixo sempre para o pessoal.